" Somos visionários por natureza
"
“O ser humano é aquilo que a educação faz dele.”

Immanuel Kant

filósofo alemão

LORENZO - 900X596PX
educação
que transforma

sobre nós

As pessoas têm diferentes saberes, interesses, necessidades, habilidades, competências, contextos sócio emocionais, histórias e potencial. Essas diferenças produzem, ao longo da vida, a singularidade de cada um.

Por essas razões, é que o CEMEL opta pela visão holística. A palavra “holístico” foi criada a partir do termo “holos”, que em grego significa “todo” ou “inteiro”. É um conceito criado por Jan Christiaan Smuts em 1926, que o descreveu como a “tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um ‘todo’ que é maior do que a soma das suas partes”.

O ser humano é complexo e não se fragmenta no seu processo de aprendizagem. O “coração” não se desliga do afetivo; o cognitivo não se desliga do “prazer”; o neurológico não se desliga dos seus movimentos e a sua emoção, sentimento é um estado de “espírito”. Olhar as partes seria o mesmo que romper com a grandiosidade e a sabedoria da criação perfeita do ser humano.

A visão holística busca e se propõe a levar em conta os dados de todas as áreas do conhecimento – Ciência, Filosofia e Religião – e incorpora o princípio da evolução do conhecimento. Assim, o que hoje afirmamos sobre o homem como verdade poderá adquirir amanhã novas dimensões conceituais, pelo avanço das pesquisas humanas e pelo progresso da capacidade do homem em compreender a si mesmo e ao universo.

Diante de todas essas manifestações que são próprias de cada individualidade, é preciso repensar em uma prática sensata da educação. Quem compreende o que é o homem, em sua essência, respeitará o caráter de singularidade que cada ser humano possui. São nessas bases filosóficas que o CEMEL foi fundado.

Nossos valores

SUPERAÇÃO

Ação de ultrapassar obstáculos e deles retirar ensinamentos.

AFETIVIDADE

Capacidade de criar vínculos genuínos, acolher e ser acolhido.

ADAPTAção

Desenvolver repertório, resiliência e bagagem de conhecimento.

EXCELÊNCIA

Busca constante em entregar sua melhor versão.

Projetos Pedagógicos de alto valor:

Acreditamos que o aprendizado dos alunos se constrói muito antes de atividades e avaliações periódicas.

Vai muito além do que se lê e decora. São projetos pedagógicos que ultrapassam a linha da sala de aula e criam no Intelecto dos alunos a transformação que eles precisam.

Protagonismo dos alunos:

Adotamos a frase “Toda grande história começa com um jovem protagonista” por um simples motivo: O aluno é protagonista da sua própria vida, e nós como escola, estamos aqui para mostrar os caminhos que são possíveis trilhar.

Acompanhamento pedagógico ágil e simplificado:

Gostamos de manter uma comunicação próxima aos pais e alunos, mantendo eficiente a conversa sobre assuntos importantes na vida acadêmica e no ambiente escolar.

Humanidade acima de tudo:

Todos os nossos projetos são idealizados e executados tendo em vista que lidamos com seres humanos, e por isso procuramos não robotizar o diálogo e atividades. É através desse pensamento que conseguimos alcançar tão facilmente o interesse dos alunos.

Matriculas Abertas

Vamos moldar o futuro conosco ?

O CEMEL Luz é referência em educação com uma visão holística desde 1998

sobre nós

O CEMEL opta pela visão holística. A palavra “holístico” foi criada a partir do termo “holos”, que em grego significa “todo” ou “inteiro”. É um conceito criado por Jan Christiaan Smuts em 1926, que o descreveu como a “tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um ‘todo’ que é maior do que a soma das suas partes”.