As pessoas têm diferentes saberes, interesses, necessidades, habilidades, competências, contextos sócio emocionais, histórias e potencial. Essas diferenças produzem, ao longo da vida, a singularidade de cada um.
Por essas razões, é que o CEMEL opta pela visão holística. A palavra “holístico” foi criada a partir do termo “holos”, que em grego significa “todo” ou “inteiro”. É um conceito criado por Jan Christiaan Smuts em 1926, que o descreveu como a “tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um ‘todo’ que é maior do que a soma das suas partes”.
O ser humano é complexo e não se fragmenta no seu processo de aprendizagem. O “coração” não se desliga do afetivo; o cognitivo não se desliga do “prazer”; o neurológico não se desliga dos seus movimentos e a sua emoção, sentimento é um estado de “espírito”. Olhar as partes seria o mesmo que romper com a grandiosidade e a sabedoria da criação perfeita do ser humano.
A visão holística busca e se propõe a levar em conta os dados de todas as áreas do conhecimento – Ciência, Filosofia e Religião – e incorpora o princípio da evolução do conhecimento. Assim, o que hoje afirmamos sobre o homem como verdade poderá adquirir amanhã novas dimensões conceituais, pelo avanço das pesquisas humanas e pelo progresso da capacidade do homem em compreender a si mesmo e ao universo.
Diante de todas essas manifestações que são próprias de cada individualidade, é preciso repensar em uma prática sensata da educação. Quem compreende o que é o homem, em sua essência, respeitará o caráter de singularidade que cada ser humano possui. São nessas bases filosóficas que o CEMEL foi fundado.
Ação de ultrapassar obstáculos e deles retirar ensinamentos.
Capacidade de criar vínculos genuínos, acolher e ser acolhido.
Desenvolver repertório, resiliência e bagagem de conhecimento.
Busca constante em entregar sua melhor versão.
Acreditamos que o aprendizado dos alunos se constrói muito antes de atividades e avaliações periódicas.
Vai muito além do que se lê e decora. São projetos pedagógicos que ultrapassam a linha da sala de aula e criam no Intelecto dos alunos a transformação que eles precisam.
Adotamos a frase “Toda grande história começa com um jovem protagonista” por um simples motivo: O aluno é protagonista da sua própria vida, e nós como escola, estamos aqui para mostrar os caminhos que são possíveis trilhar.
Gostamos de manter uma comunicação próxima aos pais e alunos, mantendo eficiente a conversa sobre assuntos importantes na vida acadêmica e no ambiente escolar.
Todos os nossos projetos são idealizados e executados tendo em vista que lidamos com seres humanos, e por isso procuramos não robotizar o diálogo e atividades. É através desse pensamento que conseguimos alcançar tão facilmente o interesse dos alunos.
O CEMEL Luz é referência em educação com uma visão holística desde 1998
O CEMEL opta pela visão holística. A palavra “holístico” foi criada a partir do termo “holos”, que em grego significa “todo” ou “inteiro”. É um conceito criado por Jan Christiaan Smuts em 1926, que o descreveu como a “tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um ‘todo’ que é maior do que a soma das suas partes”.